sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cesária Évora leva Rádio Mindelo a Viana




Concerto antecipa feira do livro e da lusofonia

As feiras do livro de Viana do Castelo recebem, no próximo dia 10, Cesária Évora para o concerto da abertura do evento que animará a cidade do Alto Minho até ao final do mês. A antecipar a XXIX Expo-Feira do Livro de Viana do Castelo e a XIII Feira da Lusofonia – que decorrem de 11 a 26 de Julho, haverá concerto da diva dos pés descalços no Castelo de Santiago da Barra, às 22h.

É reconhecida em todo o mundo e a sua carreira teve um crescimento sustentado ao longo dos anos, com prémios, discos de ouro e parcerias com nomes grandes da música, como Salif Keita ou Marisa Monte.

Em destaque no concerto de Viana do Castelo deverá o estar o mais recente de Cesária Évora, «Rádio Mindelo», que recolhe as suas primeiras gravações, no início dos anos 60, feitas na sua maioria na Rádio Barlavento no Mindelo. A maior parte são inéditos, apesar de alguns desses temas terem vindo a ser editados por uma etiqueta cabo-verdiana.

No alinhamento deverão estar também algumas das suas mais conhecidas canções, que lhe valeram o reconhecimento dos prémios franceses, ingleses e mesmo um Grammy (para lá das muitas nomeações a que teve direito). Mesmo fora de palco o reconhecimento é óbvio. Ainda este ano recebeu das mãos da ministra da Cultura francesa de então, Christine Albanel, das insígnias de Chevalier dans l'Ordre National de la Légion d'Honneur, distinção que lhe havia sido atribuída em 2007 pelo então Presidente da República Francês, Jacques Chirac.

Fonte: Ciência Hoje

0 comentários:

Enviar um comentário

Seguidores