quarta-feira, 8 de julho de 2009

Procissão ao mar abre romaria da Agonia




Procissão ao mar Sra. Agonia

Com um custo estimado em 400 mil euros, a "rainha das romarias" honra figurino a que há muito habituou locais e forasteiros. Organização assegura que festas "não serão penalizadas" pela inexistência da tourada.

A procissão ao mar, para muitos a mais emblemática realização das Festas da Agonia, em Viana do Castelo, abre, este ano, a romaria, que decorre entre os dias 20 e 23 de Agosto. Segundo Joaquim Ribeiro, presidente da Comissão de Festas, que apresentou, anteontem à noite, o cartaz e programa da edição deste ano, são esperados cerca de um milhão de visitantes para os quatro dias de festa, que, pela primeira vez em mais de um século, deixará de contar com um dos seus mais típicos quadros: a tourada, devido à impossibilidade de realização deste tipo de eventos no concelho.

"É certo que há mais de 100 anos que a tourada integrava o cartaz das Festas da Agonia. Mas a romaria não será penalizada pela inexistência desse quadro. Com toda a certeza. As pessoas que tinham por hábito assistir à tourada não serão as mesmas que vinham a Viana para as festas", esgrimiu Joaquim Ribeiro, afiançando que a organização "não substituiu" o evento, uma vez que "o festival de concertinas e de cantares ao desafio, há poucos anos introduzido no programa, já se sobrepunha à realização da tourada". Aludindo ao cartaz das festas, que presta tributo às gentes da Ribeira, o autarca local, Defensor Moura, confidenciou que sugeriu à comissão que "se lembrasse dos devotos da virgem", atribuindo-lhes espaço de destaque no cartaz "da maior realização do concelho". Assim, além da homenagem à comunidade piscatória vianense, o cartaz ostenta, desta feita, duas mordomas: Eliana Amorim, de 22 anos, e Sara Gorito, de 44, "a primeira avó", enfatizou Moura, a surgir no cartaz das festas. "Como costumo tomar parte na procissão, perguntaram-me se podiam utilizar a minha imagem. Disse que sim, mas estava longe de saber que iria aparecer no cartaz. Foi uma surpresa", disse Sara, observando tratar-se "da primeira vez em muitos anos" que a festa presta "uma justa homenagem à Ribeira".

Presidente que foi da extinta Região de Turismo do Alto Minho, Francisco Sampaio ocupa, este ano, o lugar maior da Comissão de Honra das festas, "por todo o trabalho ao longo de décadas desenvolvido por Viana e pela Agonia".

Fonte: JN

1 comentários:

Anónimo disse...

O cartaz das festas é lindo, a mordoma principal foi muito bem escolhida

Enviar um comentário

Seguidores